Com o objetivo de o Município ter mais cotas de exames laboratoriais, o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom esteve, nesta quinta-feira (26), no Palácio Piratini, em Porto Alegre, onde tratou, junto ao Governo do Estado, sobre o provável surto de infecção intestinal em Santa Maria.
Dessa forma, atendendo a um pedido do prefeito, o governador Eduardo Leite garantiu a realização de todos os exames no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), mesmo que seja necessário o aumento na cota repassada pelo Estado, com restituição integral.
Todas as pessoas que apresentam sintomas como diarreia e dores abdominais devem procurar um pronto-atendimento para avaliação clínica. O protocolo a ser seguido pela equipe médica contempla a notificação à Secretaria de Saúde do Município e a coleta de sangue e de fezes para análise laboratorial. Assim, as cotas de exames precisaram ser ampliadas para atender à demanda que está por vir, já que, nos próximos dias, deve aumentar o número de exames feitos na cidade.
“Não estamos medindo esforços para assegurar à população o tratamento e o diagnóstico adequados. Aumentar o número de exames laboratoriais é uma questão de cuidado com a população e de intensificar a investigação desse provável surto de infecção intestinal”, ressaltou o chefe do Executivo.
O governador Eduardo Leite garantiu, ainda, que as equipes da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS) e do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) seguirão à disposição do Município para ajudar a identificar as causas da infecção, além de acompanhar e orientar nos procedimentos a serem adotados, com alertas à toda rede de atendimento e à população.
Provável surto de infecção intestinal
A Prefeitura de Santa Maria deu continuidade, nesta quinta-feira (26), na investigação sobre um provável surto de infecção intestinal na cidade. A Vigilância em Saúde do Município fez uma vistoria na Escola de Educação Infantil do SESI, no Bairro Patronato, já que duas crianças que estudavam na instituição foram à óbito. O Poder Executivo montou um Gabinete de Crise para avaliar, identificar e investigar todos os casos.
Prefeitura de Santa Maria