Com relação ao caso suspeito de coronavírus no município de Santa Maria, a Secretaria de Saúde da cidade informou que o paciente que passava por tratamento com suspeita da doença, foi liberado está em isolamento domiciliar, desde a manhã da sexta-feira, dia 28 de fevereiro. O homem de 28 anos seguirá sob monitoramento, o qual seguirá todos os protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Plano de Contingência e Ação Estadual do RS.
O motivo referente à sua liberação, se deu em razão do quadro gripal do paciente, não ter evoluído. De acordo com o Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen), a amostra do exame passa por análise e levará três a oito dias para exibir qualquer resultado. Os exames indicarão se o paciente está com Influenza ou outro tipo de vírus respiratório. Em caso de negativa do vírus Influenza e a indicação de outro tipo de vírus respiratório, o exame é enviado ao Rio de Janeiro para a detecção ou não do coronavírus.
Pessoas que tiveram contato com o paciente, que não residem em Santa Maria, igualmente passam por monitoramento pela Vigilância em Saúde do Município. As medidas preventivas para a população são as mesmas recomendadas pela OMS e pelo Plano de Contingência e Ação Estadual do RS. Até a tarde da sexta-feira, dia 28, não havia nenhum outro caso em investigação.