Terra Fofa Online
    O que há de novo

    Crise no campo é tema de reunião com o setor agropecuário de Formigueiro

    12 de maio de 2025

    Secretaria de Saúde promove reunião com comunidades quilombolas de Formigueiro

    5 de maio de 2025

    Formigueiro recebe palestra educacional com atletas Denilson Souza e Eduardo Nascimento

    22 de abril de 2025
    o Facebook Twitter Instagram
    Terra Fofa OnlineTerra Fofa Online
    • Home
    • Formigueiro

      Crise no campo é tema de reunião com o setor agropecuário de Formigueiro

      12 de maio de 2025

      Secretaria de Saúde promove reunião com comunidades quilombolas de Formigueiro

      5 de maio de 2025

      Formigueiro recebe palestra educacional com atletas Denilson Souza e Eduardo Nascimento

      22 de abril de 2025

      Comdema recebe pluviômetro para monitoramento das chuvas em Formigueiro

      22 de abril de 2025

      Registrado acidente na VRS-808 em Formigueiro

      12 de abril de 2025
    • Região

      PRF prende homem de Formigueiro portando ilegalmente arma 

      10 de março de 2024

      Projetos incentivados pela Fundação Antonio Meneghetti se apresentam no Recanto Maestro

      6 de dezembro de 2023

      Crianças e adolescentes de Formigueiro serão atendidos na Casa de Passagem Werther Vargas

      21 de setembro de 2023

      Ponte no Passo do Verde (BR-392) será bloqueada para manutenção

      15 de setembro de 2023

      Formigueirenses se envolvem em acidente em Santa Maria

      18 de agosto de 2023
    • Geral
    • Policia
    • Politica
    • Economia
    • Rural
    • + Noticias
    o Facebook Instagram Whatsapp
    Terra Fofa Online
    Início » Confira o que pode e o que não pode no Enem
    EDUCAÇÃO

    Confira o que pode e o que não pode no Enem

    Agencia BrasilDe Agencia Brasil1 de novembro de 2019Nenhum comentário5 minutos lidos
    o Facebook Whatsapp
    Compartilhe
    o Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail

    Neste domingo, 03, será aplicada a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em mais de 1,7 mil cidades de todo o país. O exame segue no próximo domingo, 10. Quase 5,1 milhões de candidatos estão inscritos na edição deste ano. Desses, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 2,4 milhões, o que representa quase metade do total, farão a prova pela primeira vez.

    É importante, portanto, estar atento às regras para não correr o risco de ser eliminado, nem de perder a prova. Uma das primeiras medidas é verificar o local do exame, disponível na Página do Participante e no aplicativo do Enem, disponível para que possa ser baixado nas plataformas Apple Store e Google Play. O local de prova está no Cartão de Confirmação da Inscrição.

    No dia do exame, é preciso tomar alguns cuidados. Antes de entrar na sala, os estudantes receberão um envelope porta-objetos, onde deverão guardar tudo que não é permitido na hora da prova. Esse envelope deve ser fechado e lacrado e deve ficar debaixo da cadeira até o fim da aplicação.

    Neste ano, se qualquer aparelho eletrônico emitir algum som durante a prova, mesmo estando dentro do envelope, o participante será eliminado.

    A medida é novidade em relação às edições anteriores do Enem. A recomendação é que as baterias dos celulares sejam retiradas. Alguns aparelhos tocam o alarme mesmo desligados.

    Já dentro da sala, cada participante receberá a prova e deverá conferir os dados no cartão de resposta e na folha da redação. A dica é destacar, com muito cuidado, o cartão-resposta e a folha de rascunho do caderno de questões, pois eles não poderão ser substituídos se forem danificados.

    Nos dois dias de prova, os estudantes deverão estar nos locais de aplicação antes das 13h, no horário de Brasília, quando os portões serão fechados. A prova só começará a ser feita às 13h30, mas quem conversar a partir das 13h, será eliminado. Só é possível falar com o aplicador ou o fiscal de prova.

    Para fazer o Enem, os estudantes passarão por uma revista. Lanches e artigos religiosos também serão vistoriados. Caso o participante não permita essa revista, também será eliminado. Na página do Enem, há uma lista completa de todas as atitudes que determinam a eliminação no exame.

    Veja o que é permitido e proibido no Enem:

    O que é obrigatório levar para a prova do Enem:

    • caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente;
    • documento oficial de identificação, original e com foto. A lista dos documentos aceitos no Enem está disponível na internet.

    O que é aconselhável levar para a prova:

    • Cartão de Confirmação de Inscrição
    • Declaração de Comparecimento impressa.

    O que é proibido:

    • borracha
    • corretivo
    • chave com alarme
    • artigo de chapelaria
    • impressos e anotações
    • lápis
    • lapiseira
    • livros
    • manuais
    • régua
    • óculos escuros
    • caneta de material não transparente
    • dispositivos eletrônicos (wearable tech, calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, smartphones, tablets, iPods, gravadores, pen drive, mp3, relógio, alarmes);
    • fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados imagens, vídeos e mensagens.

    Veja o que determina a eliminação:

    • Prestar declaração falsa ou inexata
    • Perturbar a ordem no local de aplicação
    • Comunicar-se, de qualquer forma, com pessoas que não sejam o aplicador ou o fiscal, a partir das 13h
    • Utilizar, ou tentar utilizar, meio fraudulento em benefício próprio ou de outras pessoas
    • Usar livros, notas, papéis ou impressos durante a aplicação
    • Sair da sala, a partir das 13h, sem acompanhamento de um fiscal
    • Sair da sala, definitivamente, antes das duas primeiras horas de prova
    • Não entregar ao aplicador o cartão-resposta/folha de redação e a folha de rascunho
    • Não entregar ao aplicador o caderno de questões, caso saia da sala definitivamente antes dos 30 minutos finais
    • Recusar-se a entregar ao aplicador o cartão-resposta, a folha de redação e a folha de rascunho após 5 horas e 30 minutos de prova, no primeiro dia, e 5 horas, no segundo dia, com exceção das salas com tempo adicional
    • Ausentar-se da sala com o cartão-resposta ou qualquer material de aplicação, com exceção do caderno de questões, ao deixar a sala definitivamente nos 30 minutos que antecedem o término das provas
    • Realizar anotações no caderno de questões, no cartão-resposta, na folha de redação, na folha de rascunho e nos demais documentos do Exame, antes do início das provas
    • Descumprir as orientações da equipe de aplicação
    • Recusar-se a ser submetido à revista eletrônica, a coletar o dado biométrico e a ter os objetos revistados eletronicamente
    • Não aguardar na sala de provas, entre as 13h e 13h30, os procedimentos de segurança, exceto para a ida ao banheiro acompanhado por um fiscal
    • Iniciar as provas antes das 13h30 ou da autorização
    • Não permitir que o lanche seja vistoriado
    • Não permitir que artigos religiosos (burca, quipá e outros) sejam revistados pelo coordenador
    • Portar, na sala de provas, objetos proibidos pelo edital
    • Usar óculos escuros e/ou artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou qualquer acessório que cubra os cabelos ou as orelhas)
    • Não permitir que materiais próprios (máquina Perkins, reglete, punção, sorobã ou cubaritmo, caneta de ponta grossa, tiposcópio, assinador, óculos especiais, lupa, telelupa, luminária e/ou tábuas de apoio) sejam revistados
    • Portar arma de qualquer espécie
    • Receber informações referentes ao conteúdo das provas
    • Realizar anotações em outros objetos ou qualquer documento que não seja o cartão-resposta, o caderno de questões, a folha de redação e a folha de rascunho
    • Permanecer no local de provas sem documento de identificação válido
    • Utilizar qualquer dispositivo eletrônico no local de provas
    • Ingressar na sala com o telefone celular e/ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos fora do envelope porta-objetos
    • Não manter, debaixo da carteira, o envelope porta-objetos lacrado e identificado, desde o ingresso até a saída definitiva da sala provas
    • Não manter aparelhos eletrônicos (celular e tablet) desligados no envelope porta-objetos desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva da sala de provas
    • Permitir que o aparelho eletrônico, mesmo dentro do envelope porta-objetos, emita qualquer tipo de som, como toque ou alarme.
    caneta dicas enem o que não pode o que pode prova regras
    Participação. o Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Whatsapp Reddit Tumblr E-mail

    Noticias Relacionadas

    Crise no campo é tema de reunião com o setor agropecuário de Formigueiro

    12 de maio de 2025

    Secretaria de Saúde promove reunião com comunidades quilombolas de Formigueiro

    5 de maio de 2025

    Formigueiro recebe palestra educacional com atletas Denilson Souza e Eduardo Nascimento

    22 de abril de 2025

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    Parceiros






    Encontre Nos
    • Facebook
    • Instagram
    • Whatsapp
    Galeria de Fotos
    Agenda de Eventos
    Quem Somos

    O portal de notícias “Terra Fofa Online” surgiu com o propósito de levar informação e entretenimento de um modo moderno, intuitivo e acessível, para o município de Formigueiro e região.
    Através do slogan “em compromisso com a informação”, reforçamos nosso objetivo de trabalhar em prol da veracidade e transparência dos fatos.

    o Facebook Instagram
    Ultimas Noticias

    Crise no campo é tema de reunião com o setor agropecuário de Formigueiro

    12 de maio de 2025

    Secretaria de Saúde promove reunião com comunidades quilombolas de Formigueiro

    5 de maio de 2025

    Formigueiro recebe palestra educacional com atletas Denilson Souza e Eduardo Nascimento

    22 de abril de 2025

    Comdema recebe pluviômetro para monitoramento das chuvas em Formigueiro

    22 de abril de 2025

    Registrado acidente na VRS-808 em Formigueiro

    12 de abril de 2025
    Anuncie no Terra fofa online

    WhatsApp:(55)99953-8381

    E-mail: contato@terrafofaonline.com.br

     

    Terra Fofa Online
    o Facebook Instagram Whatsapp
    • Home
    • Quem Somos
    Terra Fofa Online © 2025 Todos direitos reservados

    FVG Tecnologia.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.