Na manhã desta sexta-feira (26), os seis atletas da Associação de Futebol de Veteranos de Santa Maria (Afuvesma) desembarcaram no Rio de Janeiro junto da equipe do Fluminense Rivera, após quase 12 horas de viagem. A estreia do clube no mundial de amadores será neste sábado, dia 27 de novembro, às 22h15min, no Estádio Antunes (Centro de Futebol Zico), contra o São Borja (RS).
De acordo com o lateral, Heleno Brezolin, a ansiedade para o primeiro jogo cresce com o tempo, por se tratar de uma Copa do Mundo e estarem diante de um adversário qualificado: “Estamos nos preparando há meses para termos condições de fazer bons jogos com equipes muito capacitadas. Sigo focado para a estreia, a fim de representar o Flu-Uruguai e a minha cidade”.
Já o ex-atleta do Inter de Santa Maria, Sérgio Lima, enfatiza que a união é um dos fatores primordiais que auxiliará na busca pela vitória. “Acho que é muito importante estarmos unidos, termos o mesmo pensamento e objetivo. A partir de uma mentalidade coletiva, ganhamos força sob o nosso propósito e foco, para que os resultados possam vir ao natural”, destacou Lima, volante do Fluminense Rivera.
A equipe uruguaia partiu rumo à capital carioca com 27 profissionais em seu plantel. Entre eles, 22 atletas – um a menos do que o previsto. Dos sete jogadores de Santa Maria previamente convocados para defender as cores do tricolor uruguaio, Sandro Gomes não pôde juntar-se à delegação nos últimos instantes, por razões pessoais.

O plantel contará com os seguintes integrantes para o campeonato mundial de amadores: Eron Elias (goleiro); Iremar Charopem (zagueiro); Adilton da Costa (zagueiro); José Galarça (zagueiro); Jesualdo Pereira (zagueiro); Richard Lopez (zagueiro); Ariel Cuña (lateral esquerdo); Clovis Acosta (lateral esquerdo); Jhonny dos Santos (lateral esquerdo); José dos Santos (lateral direito); Heleno Brezolin (lateral direito); Sérgio Lima (volante); Carlos Eduardo Lopes (volante); Miguel Martinez (volante); Marcelo de Los Santos (meia); Aureo Bastos (meia); Héctor Lara (meia); Genry Perez (meia); Claudio Trindade (atacante); Fabián Montero (atacante); Claudio Lopez (atacante); Roberto Meireles (atacante); Danilo da Fontoura (técnico); João Vagner Pereira (Auxiliar técnico); Murilo de Los Santos (Auxiliar); Daniel Alvarez Giorello (Diretor).
Segundo o auxiliar técnico, João Vagner Pereira, o incentivo em participar do torneio é ímpar, resultado do espírito competitivo e da busca pelo título: “O Flu-Uruguai veio ao Rio de Janeiro para desempenhar excelentes partidas, que já vinham sendo mostradas nos treinamentos. Sabemos que há clubes muito bons, mas também temos nosso elenco em uma crescente, frente a todo trabalho e esforço de cada atleta. Vamos fazer de tudo para sairmos com resultados positivos”.
A partida entre Fluminense F.C Rivera e São Borja será transmitida com imagens no canal Laranjeiras Rádio, a partir das 21h50min, com narração de Teixeira Mendes.